50 anos sendo Igreja!

. .

“Edificados em Cristo para morada de Deus em Espírito” Efésios 2:22

Enquanto os “analistas de plantão” congestionam os espaços de comunicação com as intermináveis e improdutivas ‘análises’ sobre igreja relevante, lanço o meu olhar de amor, gratidão e reconhecimento à Igreja de Cristo, e vejo várias expressões Dela, em diversos lugares, sendo excelente obra e, por isso mesmo, realizando obra excelente!

Tomo um lápis e uma régua, traço uma linha no mapa imaginário e faço um recorte delimitando uma área específica e, nela, vejo a Igreja Batista em Vila das Belezas – IBVB. Uma linda igreja, uma linda história e uma ampla lista de realizações que transformam e enaltecem a vida, a família e a sociedade.

Em 21 de Abril de 1967, trinta e uma (31) pessoas se organizaram em Igreja. Igreja amparada e legitimada pela mãe organizadora – a Igreja Batista do Brooklin.

Cinco Fundadores ainda estão conosco: Elzita Dias dos Santos, Irene Gomes dos Santos, Ruth Rodrigues de Souza e o casal Crispiniano Rocha Trindade e Gessy Pereira Trindade. Desde então, a IBVB tem se fortalecido na Palavra de Deus, na oração e no serviço cristão. Entre as áreas de desenvolvimento, ela tem se notabilizado por seu inegável destaque em Educação Cristã, Missões e Música.

Somos uma Igreja composta de 517 membros. Realizamos batismos duas vezes por ano nos últimos 28 anos, ininterruptamente. Temos dois pastores na liderança oficial da igreja, mais dois pastores membros, Ministros de Música, Educadoras Cristãs, além de vários homens e mulheres com formação teológica e alguns seminaristas. Diáconos, Professores de EBD, Coordenadores de Ministérios e Equipes, Líderes de Pequenos Grupos, Coros Graduados, várias equipes que cantam e tocam; muitos irmãos e irmãs atuantes nos Ministérios de Administração, Comunicação, Tecnologia, além dos já mencionados.

Atualmente, temos uma Missão Batista na Ilha do Bororé. Há quatro anos, o Seminário Teológico Batista Mizpá (das Associações SUDOCAP e ABAFER) se instalou em nossa Igreja para atender os seus 72 alunos, nos vários cursos que oferece.

 


O que dizer de tudo isso?

 

Somos uma igreja institucional? De modo nenhum.
Igreja é o que somos.
Institucionalidade é o que possuímos como igreja.
Embora possuamos identidade jurídica, razão social, CNPJ, endereço, instalações, estatuto, estrutura organizacional, etc., somos, ao lado de outras tantas, a Igreja de Cristo, o corpo vivo de Cristo, o próprio Cristo!

 

 


Para cumprir o Plano Remidor, Deus se faz homem e, em Jesus Cristo, as naturezas – divina e humana - estão plenamente reconhecidas e ativas, o que a teologia chama de união hipostática. Edificada pelo próprio Jesus Cristo e sendo, de fato e de direito, extensão e presença Dele no mundo, a Igreja de Cristo também possui, hipostaticamente, as duas naturezas – divina e humana. À primeira, chamamos essência; à segunda, forma ou identidade.


Amamos a Igreja de Cristo, pois amamos o que somos.
Gostamos de ser o que somos, pois Cristo nos chamou a ser.
Continuaremos SENDO Igreja de Cristo, para a glória de Deus, para edificação dos santos e para a promoção do Reino.

 

 


Parabéns, IBVB, pelos 50 anos, a serviço do Senhor Jesus Cristo.

 

 


Pr. Israel Rodrigues de Melo