Nossa História

50 ANOS: DO BREJO AO SOLO FIRME

Quem passa pela Avenida das Belezas, 774, zona sul de São Paulo, não imagina que um simplório salão de culto, construído em meio a um brejo, já ocupou o mesmo endereço que o atual e estável prédio da Igreja Batista em Vila das Belezas.

A história da IBVB, carinhosamente chamada de Vila, começa em 1964, em meio ao Golpe Militar que iniciou o dramático período ditatorial no Brasil. Na ocasião, algumas famílias que participavam da Igreja Batista do Brooklin uniram-se e iniciaram, em condições precárias, um ponto de pregação no lugar onde hoje é a igreja. O grupo ampliou um trabalho que, até aquele momento, era realizado apenas com crianças na casa de uma irmã chamada Maria Trindade.

Pouco tempo depois, Deus já mostrava sinais de sua aprovação e o trabalho crescia rapidamente. Foi em 1965 que aquele grupo transformou-se em uma congregação, com Escola Bíblica Dominical pela manhã e culto à noite. O primeiro espaço próprio. Meses após a mudança de status, a congregação adquiriu, com seus próprios recursos, um terreno e construiu um salão de culto. Mas essa seria apenas a primeira de diversas conquistas que a Vila estava prestes a experimentar. Sob orientação do Pastor Rivas
Lopes Bretones, da Igreja Batista do Brooklin, a congregação ganhava consistência e mostrava-se como “igreja em potencial”. E no dia 21 de abril de 1967, a então congregação virou igreja, com 36 membros fundadores.

Dos anos 1960 até o presente, a IBVB cresceu não só em número, são mais de 500 membros, mas em conhecimento. E muitos foram os líderes que conduziram a Vila em seu desenvolvimento.

  


Pastores

A bondade e misericórdia de Deus tem superabundado essa igreja, sobretudo, na escolha de seus pastores.

No início, a IBVB foi interinamente pastoreada pelo pastor Rivas, até que Deus escolheu o pastor Raimundo Nonato Correia. Seguiram-se outros ministros como o pastor Marcolino Quirino de Melo, novamente o pastor Raimundo Nonato, e o pastor Mateus Esteves dos Santos. Também fizeram parte da história IBVB os pastores Zilter Rocha de Aguiar e Abelardo Liberato Nogueira.

Em três de dezembro de 1988, iniciava-se um longo relacionamento entre a igreja e o pastor Israel Rodrigues de Melo. Relacionamento este que rendeu frutos como outros líderes, pastores e ministros, e missões dentro e fora do Brasil. Durante alguns anos, esteve ao lado do pastor Israel o amado amigo e pastor Alaerte Rodrigues.

Em sua história mais recente, a Vila foi abençoada com a chegada do pastor Edson Luiz Carpi em 2009, cuja implantação dos Pequenos Grupos e o trabalho de aconselhamento bíblico às famílias foram importantes contribuições ao crescimento da igreja. Em 2012, Deus enviou mais uma benção à IBVB, o pastor José Júnior que, desde então, tem amparado e preparado jovens e adolescentes, além de cuidar do Ministério de Evangelismo.

Houve ainda aqueles que socorreram a Vila nos intervalos entre ministérios pastorais. Os pastores Aguinaldo Sacramento e Luiz Gilberto de França Carvalho conduziram interinamente a igreja nesse períodos. A IBVB também viveu momentos sob a liderança dos irmãos Carmélio Eugênio Amorim e Hildebrando Dias dos Santos.

 


Educada, missionária e musical

A Igreja Batista em Vila das Belezas cresceu, se tornou uma adulta com boa e consistente educação cristã, consciente de seu dever de também educar, e anunciar Cristo. Ela também aprendeu a cantar. Agora canta o natal, a páscoa e inspira, por meio de ministros e professores, seus membros a se dedicarem com carinho à música, com a consciência de que, através dela, também é possível educar e anunciar o Evangelho.

Tamanha firmeza de propósito nasceu daquele salão no brejo.

A Deus toda a glória!