95 Teses - Reforma ProtestanteDia 31 de Outubro, a Reforma Protestante completa 500 anos. Embora nós batistas não tenhamos nossa origem histórica fincada no movimento da Reforma Protestante, como os luteranos e presbiterianos, somos herdeiros teológicos da Reforma. A Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, aconteceu porque durante séculos a igreja oficial bloqueou qualquer reforma que era requerida.

Martinho Lutero, um católico fiel, professor na Universidade de Wittemberg na Alemanha, não pretendia romper com a igreja, porém mais uma obstrução por parte do poder desencadeou a Reforma. Em 31 de Outubro de 1517 Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg, um costume da época que significava um convite aos professores e estudantes para uma discussão teológica. As 95 teses incluíam os temas que Lutero gostaria de discutir com os teólogos católicos e versavam sobre penitência, indulgências e a salvação pela graça.

 

A publicação destas teses é considerada o marco inicial da Reforma Protestante, ponto de partida para a volta às verdades do evangelho. Lutero foi ameaçado de excomunhão pelo Papa Leão X e convocado a se retratar. Ele negou-se a fazê-lo dizendo:

 

 

 

"A não ser que os senhores me provem pela Escritura e pela razão que eu estou errado, não poderei e não me disporei a voltar atrás. Minha consciência está sujeita à Palavra de Deus. Ir contra a consciência não é direito nem seguro. Aqui fico e que Deus me ajude. Amém"

Martinho Lutero

 

Versículos para hoje

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"

João 8:32