“Edificados em Cristo para morada de Deus em Espírito” Efésios 2:22

Enquanto os “analistas de plantão” congestionam os espaços de comunicação com as intermináveis e improdutivas ‘análises’ sobre igreja relevante, lanço o meu olhar de amor, gratidão e reconhecimento à Igreja de Cristo, e vejo várias expressões Dela, em diversos lugares, sendo excelente obra e, por isso mesmo, realizando obra excelente!

Tomo um lápis e uma régua, traço uma linha no mapa imaginário e faço um recorte delimitando uma área específica e, nela, vejo a Igreja Batista em Vila das Belezas – IBVB. Uma linda igreja, uma linda história e uma ampla lista de realizações que transformam e enaltecem a vida, a família e a sociedade.

Em 21 de Abril de 1967, trinta e uma (31) pessoas se organizaram em Igreja. Igreja amparada e legitimada pela mãe organizadora – a Igreja Batista do Brooklin.

Cinco Fundadores ainda estão conosco: Elzita Dias dos Santos, Irene Gomes dos Santos, Ruth Rodrigues de Souza e o casal Crispiniano Rocha Trindade e Gessy Pereira Trindade. Desde então, a IBVB tem se fortalecido na Palavra de Deus, na oração e no serviço cristão. Entre as áreas de desenvolvimento, ela tem se notabilizado por seu inegável destaque em Educação Cristã, Missões e Música.

Páscoa, o que significa isto?Páscoa vem do hebraico pesach, “passar sobre”. Foi quando Israel, após 400 anos de escravidão no Egito, foi libertado miraculosamente por Deus, e constituído como seu povo. A páscoa era o pacto entre Deus e Israel. Deus cuidaria do povo e Israel lhe seria obediente. Sua instituição está em Êxodo 12.1-13:

Neste texto destacamos três aspectos: o cordeiro, o participante e o sangue do cordeiro. Analisamos os três separadamente, ajuntando depois suas partes, e cotejando com a pessoa de Jesus, podemos entender um pouco mais sobre o significado cristão da páscoa. A páscoa judaica era também uma profecia factual, que se cumpriu em Cristo.

 

Temos uma enorme capacidade de adaptar a Palavra de Deus às nossas conveniências e convicções culturais. Ao invés de nos regermos pela Palavra, com muita facilidade subordinamos a Palavra a nós. Quem ouve (se consegue prestar atenção e consegue entender) os sermõezinhos dos grupos de louvor, antes de cada corinho, pode pensar que o que Deus mais espera de nós é que cantemos nos cultos.

 

Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!” (João 8.11)

 

 

Todos nós conhecemos bem esta história. Já a lemos e a ouvimos muitas vezes. Ela começa com uma pegadinha dos líderes judeus, para derrubarem Jesus. Trouxeram-lhe uma mulher, “apanhada em adultério”. A Lei mosaica mandava apedrejá-la, dizem eles. Qual seria a posição de Jesus? Esta é a pegadinha.

Versículos para hoje

"Finalmente, irmãos , tudo que é verdadeiro, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento"

Filipenses 4:8